Quem acredita que o atendimento ao cliente pode ser melhorado somente através da interação humana, possivelmente não conhece os chatbots. E ai, vamos saber mais sobre essa ferramenta?

chatbots

Imagem por: Iamwire

Realidade no mundo virtual, os chatbots são plataformas inteligentes colocados em chats de conversas que possibilitam interação natural com pessoas, com o objetivo de ajudar a resolver pequenos problemas do dia a dia.

Abastecidos por fontes de dados, é configurado para atender as demandas de acordo com o setor de cada empresa, ou seja, nele estão inseridas as FAQ´s (Perguntas mais Frequentes) ou FAQ (Frequently Asked Questions), respostas pré-definidas, linguagem própria e links, caso o consumidor queira ser direcionado para páginas externas. As respostas são enviadas através de palavras chaves, dados, históricos e a necessidade de cada usuário. Assim, quando uma pessoa entra em contato com o chat que tenha esse recurso, ele interpreta a mensagem com base na inteligência artificial e responde as dúvidas de maneira “humanizada”. Conforme ocorre a interação com esse robô, ele vai adquirindo experiência suficiente para responder às pessoas de forma assertiva. Hoje, as empresas não precisam desenvolver um aplicativo dedicado ao atendimento, elas utilizam ferramentas que já existem (Telegram, Facebook Messenger, SMS) e trabalham em cima dessas ferramentas de acordo com as necessidades.

Atualmente, em um mundo onde as pessoas necessitam de respostas imediatas e objetivas, é preciso quebrar a barreira do atendimento limitado, definindo momentos para atender, processar e retornar com a resposta para o consumidor. Além de reduzir custos e aumentar o nível de performance, ele pode reduzir a quantidade de chamadas para as centrais de atendimento, já que os chatbots podem atender com tranquilidade certos tipos de demanda.

Portanto, por que ficar de fora dessa realidade? A época em que conhecíamos os robôs por serem travados e limitados ficaram no passado, agora eles são o ponta pé fundamental para todas as organizações que desejam se envolver com os consumidores na era digital.

Autor: Mateus Matos – 06/10/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *