Trilha de Liderança: Desafios na gestão da liderança

lideranca

Imagem por: Excellence.com

Muitas empresas já entenderam que é necessário investir na preparação de novos líderes, pois o alto grau de produtividade e o engajamento das equipes dependem do bom estilo de gestão adotados por esse profissional.

Apesar das empresas estarem abordando a liderança com maior dedicação, ainda podemos encontrar líderes com características autoritárias e centralizadas em ambientes corporativos, e que podem prejudicar o rendimento dos colaboradores. Indisposição para assumir riscos, dificuldades em administrar conflitos, excesso de autoridade e inaptidão em influenciar as pessoas com quem está se relacionando são algumas das carências encontradas nesses gestores.

Sendo assim, é fundamental montar um plano de capacitação, ter como objetivo multiplicar competências que o bom líder precisa ter. Utilizar ferramentas de análise de perfil comportamental, estudar a personalidade dos candidatos, oferecer oportunidades de decisão e incentivar o aprendizado são pontos importantes a serem considerados.

Durante o processo de capacitação, deve-se deixar bem claro que o líder procure ser imparcial e justo na intermediação dos conflitos entre os funcionários, ser inovador e ter coragem para propor mudanças. Também é fundamental a visão a longo prazo, ou seja, enxergar o futuro durante o desenvolvimento das tarefas no presente, encontrar oportunidades que influenciaram de maneira positiva nos resultados da equipe e consequentemente da empresa. O líder conta com o apoio das pessoas que estão a sua volta, por isso é importante saber ouvir a opinião dos outros, analisar e sempre fornecer feedbacks.

Portanto, buscar conhecer e desenvolver liderança entre as pessoas da equipe é essencial para a produtividade de todos os funcionários, esse tem que ter a capacidade de influenciar e engajar as pessoas na busca pelos melhores resultados.

Autor: Mateus Matos – 04/05/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *