Trilha de liderança: Liderança Servidora

lideranca servidora

Imagem por: PPQ

Ao contrário da liderança “tradicional” que concentra a autoridade em si, a liderança servidora parte do princípio de que o líder precisa servir antes de ser servido. Esse profissional deve ter o compromisso com a equipe e com os resultados da empresa, é atencioso as sugestões das pessoas antes de considerar somente a sua, apoia e encoraja elas a crescerem diante dos obstáculos vencidos e resultados obtidos, visando a satisfação de todos do time e utiliza mecanismos que podem levar as pessoas a se auto motivarem.

O líder servidor é atencioso, está sempre disposto para apoiar alguém, seja em assuntos profissionais e até mesmo pessoais, tem o dom da persuasão como aliado no relacionamento com a equipe, encoraja e compartilha o seu conhecimento, permitindo que novos líderes sejam desenvolvidos naquele ambiente. Outro ponto que vale ser citado é que esse colaborador deve ser visionário, precisa encontrar oportunidades inovadoras traçando uma linha estratégica que os levem as melhores consequências.

Portanto, lideres servidores precisam desenvolver ações que desperte nos funcionários um alto grau de fidelização e comprometimento, bom relacionamento, força e vontade para entregar sempre o melhor resultado.

Autor: Mateus Matos – 09/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *