Trilha de Liderança: Mentes brilhantes potencializadas pelos desafios

Lider

Imagem por: Escola de Coach

Empresas sempre buscam estar à frente da concorrência, trazendo inovações para os serviços prestados e produtos ofertados, e para alcançar este objetivo e potencializar os resultados, grande parte precisa identificar e desenvolver uma “versão” própria de LIDERANÇA.

Diante de um cenário de incertezas, muitas organizações têm dado preferência em descobrirem líderes internamente. Uma das grandes dúvidas tem sido em investir na contratação de alguém que talvez não consiga se alinhar com o perfil de liderança exigido pela empresa ou identificar esses líderes internamente, porém o risco que se encontra neste segundo cenário é de não conseguir desenvolver profissionais que sejam capazes de assumir esse desafio, levando a uma possível frustação.

A primeira tarefa a ser realizada é identificar os líderes atuais que apresentam resultados e traçar o perfil ideal para a organização. Já a segunda é observar o comportamento das pessoas diante de algumas situações, filtrar e estudar possíveis lideranças no ambiente de trabalho. Na maior parte são questionadores, comprometidos e envolventes. Mais do que liderar, esse precisa se destacar nas atividades realizadas e ao mesmo tempo enxergar no outro o seu melhor. Treinar e capacitar o potencial líder é importante, transferindo aos poucos algumas responsabilidades, como por exemplo, dizer que em determinado momento irá conduzir uma reunião, orientar um grupo de pessoas durante uma tarefa, desenvolvendo assim, suas habilidades de comando.

Assim, podemos dizer que identificar talentos dentro de casa é uma grande oportunidade, afinal o funcionário ideal já sabe quais são os objetivos da empresa. Nesse contexto, o líder é desafiado a exercer suas atividades pelo exemplo que precisa ser seguido, garantindo que a equipe tenha todo o suporte para atingir os resultados.

Autor: Mateus Matos – 23/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *