Com uma grande quantidade de empresas querendo vender seus produtos e serviços para os mais variados perfis, fica difícil atender essa demanda sem reconhecer as características e abordagem ideal para cada cliente. Você sabe como funciona um CRM?

CRM

Imagem por: KPMG

CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que auxilia principalmente as equipes de vendas a se relacionarem com os clientes e futuros clientes, adotando métodos e estratégias de qualificação para a lista de contatos. Basicamente, ajuda a entender os hábitos e desejos de consumo dos clientes que se relacionam com a empresa, dando suporte para melhorar produtos e serviços.

Conseguir fidelizar clientes é uma tarefa com muitos desafios em função da grande competitividade mercadológica, mas utilizando um software de gestão com o consumidor, esse objetivo acaba tornando-se mais possível de ser alcançado.

Um sistema de gestão como esse tem a vantagem de armazenar e gerenciar uma grande quantidade de informações, é possível separar cargos dos contatos, o ramo de atividade das empresas, telefones, e-mails,hábitos de consumo, datas especiais como aniversário dos filhos, entre outras informações importantes que auxiliarão as equipes de vendas na hora de montar uma estratégia e colocar em ação. Em CRM’s mais sofisticados, o sistema ajuda no follow-up, criando pop-up’s de alertas, ligações e e-mails a serem enviados.

Outro ponto positivo é a flexibilidade que a ferramenta proporciona, pode ser acessada de qualquer lugar e as informações ficam disponíveis a todo momento, além de ser um processo automatizado evitando a perda de tempo. Mas lembre-se, a ferramenta deve ser utilizada e alimentada constantemente, até mesmo durante uma conversa com o cliente.

Portanto, utilizar o CRM nos negócios é uma tarefa essencial para as empresas que veem no relacionamento com o cliente uma parte importante para o sucesso dos negócios.

Autor: Mateus Matos – 09/02/2018