Voz do cliente, serviço ao cliente, foco no cliente. O que o Customer Service realiza dentro da empresa?

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Imagem por: Salesforce

A ideia de ter um departamento de Customer Service em uma empresa é essencial para se relacionar com os clientes. O objetivo dessa área é unificar todas as reclamações recebidas e distribui-las de acordo com os diferentes setores de contato ao consumidor, e também é viável captar e administrar todas os contatos negativos, organizando e criando táticas para reduzir a quantidade de clientes insatisfeitos. É um serviço que integra marketing, vendas, finanças, RH, produção e logística, já que as ações tomadas dentro de cada setor influenciam no final do processo.

Para termos isso dentro de uma organização, a primeira ação a ser feita é realizar o Recrutamento e Seleção das pessoas certas para o cargo, esses profissionais devem ter boa comunicação, saber dos produtos e serviços da empresa, ser paciente e o principal, ter atenção na hora de se relacionar com o público. Logo depois, é necessário entender as outras áreas da empresa que estão diretamente conectadas com o Customer Service e mapeá-los, entender quais as funções da área, que contribuem para o desempenho da empresa e como suas ações atingem o relacionamento com os clientes.

Pessoas insatisfeitas com produtos e serviços que são oferecidos podem ser encontradas em todas as empresas, mas quem se destaca nesse mercado são aqueles que se preocupam com as opiniões do público, principalmente as negativas referentes a sua marca. Criar soluções para o problema, aumentar a produtividade, otimizar e capacitar os processos dentro das equipes, analisar os pontos que causam a insatisfação são alguns dos benefícios desse setor.

Portanto, caso a empresa queira saber os motivos da insatisfação das pessoas, o Serviço ao Cliente é fundamental e pode ser a solução esperada, garantindo que o consumidor final tenha uma experiência agradável e satisfação garantida.

Autor: Mateus Matos – 01/12/2017