Em um momento em que o país enfrenta dificuldades econômicas e políticas, a prospecção de novos clientes acabou se tornando um desafio maior para o profissional de vendas. O processo de prospecção é essencial para qualquer empresa que precisa crescer, e é dessa ação que o vendedor irá descrever os seus produtos e/ou serviços, e adequá-los de acordo com as necessidades dos interessados. Em vista desse grande desafio, montamos um RESUMO SOBRE PROSPECÇÃO para as pessoas que trabalham no setor comercial e que lidam diretamente com os clientes, e você poderá ler logo abaixo:
- Para medir o seu sucesso, você precisa se concentrar nos seus objetivos e anotar o resultado, quando concluir a ligação.
- Os primeiros 15 segundos de uma ligação são cruciais. Você precisa explicar quem é, de onde é e o que quer; descobrir se está falando com a pessoa certa e, se estiver, cativar o interesse dela.
- Lembre-se de falar de maneira cordial e desembaraçada, evitando ler o script.
- Lembre-se de que embora o primeiro contato pode não ser o cliente, ele sabe quem é. Então trate-o com educação e respeito, e lembre-se do nome dele.
- Procure não deixar recados. Ao invés, tente descobrir quando será oportuno tornar a telefonar.
- Não tome a rejeição como coisa pessoal – Até o mais rude dos clientes não estará rejeitando você, mas o produto ou serviço que oferece.
- Quando a reação inicial for brusca, peça licença antes de prosseguir. Se negarem, mantenha os bons modos, peça desculpas e agradeça pela atenção.
- O medo da rejeição existe de verdade. Reconheça isso e livre-se dele. Recorde os seus sucessos anteriores e premie-se por atingir metas menores.
- Durante a parte central do seu telefonema, faça perguntas pertinentes, escute com atenção, e concentre-se nos problemas que você resolve, não nos produtos que vende.
- Finalmente, sempre conclua o telefonema prestando um serviço, o que significa uma oferta genuína sua e da organização de continuar oferecendo assistência.
Objetivos:
- Como estabelecer objetivos primários (o que você espera obter com o telefonema) e secundários (deixar uma impressão positiva da sua empresa)
- Como medir o sucesso
- Como criar um roteiro para os primeiros 15 segundos
- Como lidar com o primeiro atendimento
- Como lidar com a relutância em telefonar
- Como lidar com o cliente em potencial que não valoriza o seu trabalho
- Como concluir com um serviço
Os objetivos de um telefonema de prospecção bem-sucedido são:
- Estabelecer um entrosamento inicial
- Envolver o cliente numa análise de necessidades
- Oferecer uma solução
- Fechar a venda ou concluir o propósito da ligação
Regras para fixar objetivos:
- Você precisa escrevê-los
- Eles precisam ser realistas
- Precisam ser mensuráveis
Seu roteiro:
- Quem você é
- De onde você é
- O que deseja
- Está falando com a pessoa certa?
- Cativar o interesse
- Comunique-se de maneira cordial e desembaraçada
- Evite ler scripts
Regras para lidar com o primeiro atendimento:
- Trate-o com educação e respeito
- Lembre o nome dele
- Procure não deixar recados
- Descubra uma hora oportuna para telefonar
- Peça licença antes de prosseguir
- Mantenha os bons modos
- Peça desculpas
- Agradeça pela atenção
Hesitação para ligar:
- Não tome a rejeição como pessoal
- Reconheça o medo e livre-se dele
- Converse com um colega
- Lembre-se de sucessos anteriores
- Recompense-se por atingir metas menores
CONCLUA PRESTANDO UM SERVIÇO
Adaptação: Mateus Matos – 24/11/2017