gestao de conflitos

Imagem por: Alpha.com

Conflito é algo que está presente em praticamente todos os lugares, em casa temos as diferenças entre irmãos, na escola isso pode ocorrer entre colegas e no ambiente corporativo encontramos pessoas com percepções diferentes e isso muitas vezes, pode gerar confrontos que impactam diretamente no clima organizacional e consequentemente nos resultados.

O papel do líder em gerenciar momentos de desentendimento entre os funcionários é imprescindível, porém em muitas empresas a falta de percepção desse gestor tem causado sérios problemas. Existem aqueles ditadores, que repreendem os funcionários diante de uma discussão, temos líderes fantasiosos que criam uma ilusão sem enxergar os acontecimentos e a causa raiz do problema, e temos os otimistas que veem uma oportunidade de desenvolvimento e mudanças significativas.

A gestão de conflitos é uma competência que todos os líderes precisam desenvolver, devem entender qual a principal motivação dos desentendimentos, escutar o que cada um tem a dizer, trazer as pessoas para uma conversa, e a partir desse ponto chegarem a um acordo. Isso pode provocar a motivação dos envolvidos em resolver oposições de pensamentos, trazendo união para as equipes, geração de conhecimento e aumento na produtividade.

Portanto, o líder estratégico na gestão dos conflitos é aquele que tem grande atuação na busca da melhor solução, que engaja a equipe para sanar os embates entre colaboradores, trazendo ideias diferentes, sempre em busca dos melhores resultados.

Autor: Mateus Matos – 20/04/2018

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