Imagem por: Ville Imob
Ser líder em uma equipe comercial é um desafio, mais que certificar-se que os vendedores estão desenvolvendo seu trabalho, é preciso inspirá-los e trazer inovação para os colaboradores. A responsabilidade de influenciar e coordenar essas pessoas, planejar ações para aumentar a performance de vendas, estabelecer metas com o foco nos resultados, é tarefa da liderança.
A liderança em vendas precisa ter uma visão clara e estratégica dos negócios, deve conhecer seus principais clientes, produtos e serviços que estão sendo comercializados e os lucros obtidos pela empresa. Manter forte relacionamento com as pessoas, estabelecer um compromisso com o time, resolver conflitos, fornecer ferramentas e dicas de vendas, acompanhar a evolução individual e da equipe é fundamental. Uma liderança eficaz provoca o engajamento nos colaboradores e despertam a vontade de superarem os resultados a cada novo desafio, desenvolver confiança entre líder e vendedor é essencial, caminhar lado a lado e reconhecer seus benefícios ajuda e com isso os colaboradores acreditam mais em seu potencial como profissional.
Outro ponto que vale ressaltar é a capacitação contínua das habilidades dos colaboradores (vendedores), proporcionar treinamento frequentemente é necessário, afinal pessoas bem preparadas em qualquer setor de uma organização é a melhor maneira de fortalecer e aprimorar competências, e que levarão o negócio a ter resultados satisfatórios.
Portanto, um bom líder comercial é aquele comprometido com as pessoas, observador, respeita e acredita no poder da equipe e o mais importante, compartilha o seu conhecimento e ajuda os vendedores a irem além do esperado.
Autor: Mateus Matos – 02/03/2018